Rick Owens e traços de sua diversidade em um Fashion Show

by

Para a Semana de Moda de Paris Verão 2013, Rick Owens, eleva o conceito de fashion show. Com suas criações minimalistas, o estilista americano inova com um grupo de step dancers de Washington D.C. e grupos de Nova York.

A performance é baseada no Step Team, ou Stepping, que é um tipo de dança percussiva, que mistura batidas das mãos e pés e palavras proferidas. Sua tradição remete às danças afro-americanas.

O efeito é uma das apresentações mais polêmicas e mais comentadas da temporada de moda. As redes sociais já estão cheias de vídeos, fotos e comentários sobre a apresentação, com uma celebração da diversidade racial e corporal nas passarelas, que de forma original e inusitada em uma apresentação surpreendente exaltando as diferenças com modelos de diferentes etnias, que exibiam silhuetas próximas às de pessoas comuns. O desempenho das bailarinas mostra a intenção do estilista, ao som de música extremamente percussiva em coreografia intensa, que ainda propunha interpretações faciais de fúria e revolta.

Segundo o próprio designer, “A questão toda era fazer as pessoas olharem e se sentirem bonitas. Se uma garota não se sentir confortável com alguma coisa, nós não fazemos, nós queremos que elas se sintam poderosas”, afirma Owens.

A coleção trás a desconstrução que já é uma característica conhecida do estilista e uma alfaiataria que procura explorar uma modelagem rígida. Em uma cartela de cores em tons neutros, preto, branco, verde descorado, bege e em peças monocromáticas. Nas matérias-primas, muito couro e tecidos “rígidos” como o linho. Além de tênis e tecidos nas cabeças.

Já a beleza, cabelo e maquiagem, tem o objetivo de dar ênfase para as peças e para a apresentação. Os cabelos apresentados em quatro estilos diferentes foram produzidos pelo hairstylist Luigi Murenu, que apelidou os penteados de dandelion headsbiting, cotton candy-like, e nunlike. A maquiagem assinada por Lucia Pieroni é composta apenas de base e corretivo e hidratação para os lábios.

Real, provocador, inusitado e que trás muita reflexão e discussão.